segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Senadora Ideli agiliza atendimento para municípios atingidos pelos vendavais



A senadora Ideli Salvatti (PT/SC) acertou com o superintendente do Ibama em Santa Catarina, Américo Tunes, a liberação do uso de árvores derrubadas pelo vendaval e tornados, no oeste catarinense, para a reconstrução de casas e galpões na região atingida. A reunião foi nesta segunda-feira, às 10 horas. A partir de agora, as prefeituras que, efetivamente, tiverem comprovado danos causados pelos vendavais e tornados deverão apresentar um documento ao IBAMA demonstrando: qual a área que foi atingida; quem são os responsáveis pela coleta e transporte da madeira; volume aproximado de madeira a ser aproveitada, indicando espécie através de nome vulgar; locais de desdobramento da madeira, os quais não poderão apresentar pendências junto ao IBAMA; relatório fotográfico e georeferenciamento das áreas; descrição da forma e utilização da madeira; e o número de pessoas beneficiadas.

Ideli proporá ao presidente Lula, nesta terça-feira, em Brasília, a criação de um Centro de Estudos Climatológicos no Estado para prever e prevenir catástrofes como estas. Ainda nesta terça-feira a líder do governo no Congresso e o deputado federal Claúdio Vignatti (PT) entregam ao presidente um documento elaborado por prefeitos da região Extremo-Oeste com o levantamento dos prejuízos da forte chuva que atingiu vários municípios catarinenses. Lula receberá as informações durante a solenidade da sanção do projeto que cria a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS).
"Iremos levar os dados ao presidente e pediremos que recursos federais sejam destinados as cidades. É preciso agir rápido, já que muitos agricultores da região tiveram suas terras devastadas pela catástrofe climática”, explicou Ideli.
Também na terça-feira, durante a manhã, a senadora acompanha a comitiva de prefeitos que participará de duas reuniões nos ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura. A intenção é envolver os ministérios na solução e implantação de ações para reverter os prejuízos sofridos pelos pequenos proprietários rurais.
Em conversa com o ministro da Justiça, Nelson Jobin, a senadora Ideli conseguiu que o Exército colocasse 100 soldados para ajudar na reconstrução. Eles já começaram a trabalhar. Ideli também conversou com os presidentes da Eletrosul e Celesc para que o trabalho de recuperação das linhas de transmissão de energia elétrica seja feito em conjunto entre as duas empresas. Com isso, a energia poderá voltar com mais rapidez, especialmente nas localidades do interior. Eletrosul e Celes já tiveram essa experiência no trabalho de restabelecimento da energia após o apagão na Ilha de Santa Catarina, em 2003, lembrou a senadora.
Em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a senadora propôs o remanejamento de R$ 80 milhões para a reconstrução das casas. Houve ainda a sugestão de dotação do Orçamento, junto ao Ministério do Planejamento, para o programa de seguros contra calamidades já aprovado, o que pode ajudar na reconstrução das casas, galpões e aviários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário